Apartamento Vila Mascote

Local
Vila Mascote | SP
Ano
2018
Tipo
Interiores
Área
53 m²
Equipe
André Guerra
Fotos
Nathalie Artaxo



Apartamento para uma jovem jornalista e seus gatos.

A solicitação da cliente foi para criarmos espaços integrados e que pudessem deixar o apartamento de 53 m² o mais amplo possível. Com isso, a ideia central do projeto foi propiciar uma infraestrutura simples para o morar e receber, que através da demolição de algumas paredes, marcenaria com desenho preciso e piso único em todo apartamento, permitiu a integração dos ambientes sociais, cozinha, sala e varanda, deixando apenas dormitório e banheiro resguardados.

Foram demolidas duas paredes, uma entre a cozinha e a sala e outra entre a sala e a varanda. Desta forma, conseguimos ter uma relação mais franca entre estes ambientes, permitindo uma melhor conexão visual entre todos. Esta demolição permitiu uma alteração no layout proposto pela construtora, deixando o jantar na varanda e criando uma área de banco logo no acesso do apartamento.

O desenho da marcenaria é simples, elegante e potencializa a integração desejada. Nos ambientes sociais inserimos uma barra horizontal que “flutua” entre a cozinha e a sala e é engastada na parede da televisão, permitindo que um só móvel exerça multiplas funções, seja para refeições rápidas, bancada de apoio enquanto se cozinha, entretenimento e armazenamento. Ainda para a cozinha, o desenho da marcenaria é sóbrio e funcional, optou-se pela utilização da cor azul para destacar a geometria e na mesma cor da linha do ladrilho hidráulico desenhado pelo escritório Metro Arquitetos, aplicado no barrado impermeável da pia.

Outro fator de integração e amplitude foi a adoção de um único piso para todo apartamento, que por facilidade de manutenção e resistência por conta dos gatos, opto-se por um porcelanato com aspecto de cimento queimado. Para que esse tivesse uma paginação continua, foi feito o nivelamento do piso da varanda, equiparando-o com o da sala.

Voltar para Portfolio